Histórias, Estórias & Versos

Ao pé da letra

15-03-2012 14:34

 

 

Ai hoje em dia, apesar de toda a informação, gente que se aproveita da ignorância de outras gentes.

Esta escrito: “Nos fins dos tempos surgiriam falsos profetas”. (Mateus 2411) Por cá ai um ditado que circula: “Pequenas igrejas grandes negócios”!  Elas proliferam, surgem do dia para a noite em pontos privilegiados ou nem tanto, mas lá estão elas com muitos fieis que deixam sempre dinheiro para “obra de Deus” o famoso dizimo que em pouco tempo melhora a vida do Pastor.

Claro que isto não é regra geral alguns realmente investem no humanitário, são bem intencionados, mas de boas intenções... Ajudam outras pessoas materialmente melhorando a vida destes fieis, mas a maioria apenas incentiva com palavras de ordem citando as escrituras interpretando-as da melhor maneira geralmente em proveito próprio.

As escrituras são livros que devem ser interpretados, mas cada um interpreta a sua maneira e gente que não tem preparo pode cometer erros de interpretação sem falar que alguns não interpretam , seguem ao pé da letra as escrituras o que pode levar a trágicas conseqüências como o caso de suicídios coletivos e outras tantas barbáries que não há como enumerá-las.

Cá no Rio Grande em um dos povos das missões os padres Jesuítas catequizaram os índios seguindo as escrituras ao pé da letra segundo as suas conveniências é claro, usavam o Santo do pau oco e outros artifícios assim conseguiram seu intento.

 Com os índios catequizados começaram a vir para as missões imigrantes com intuito explorar as riquezas da terra e com eles vieram suas mulheres, as mulheres brancas usavam longos vestidos o que aguçava a curiosidade dos índios e os boatos sobre as “diferenças” das genitálias das mulheres brancas em relação às índias pululavam, estórias de que o sexo das brancas era horizontal que tinham formas avantajadas etc... Certa feita um índio sabendo que as mulheres brancas banhavam-se em determinado ponto do rio decidiu espioná-las, não com intenções libidinosa e sim pura e simples curiosidade, mas foi pego em flagrante por um dos padres que desconfiado seguiu o índio e levou sob vara de marmelo diante do Padre governador que após ouvir o relato do padre que o trouxe disse:

_Cometeste um pecado mortal ao espiar a nudez de uma mulher que não é a sua... E citando as escrituras disse:

_Se teu olho te faz pecar arranca de tua face e joga-o fora... (Mateus 18) Neste instante o índio seguindo ao pé da letra o que disse o padre sacou da faca e vazou a própria vista e só não vazou a outra porque foi impedido pelos padres que o agarraram.

No sertão nordestino houve um tempo em que existiam muitos homens que vagavam de povoados em povoados intitulados como “Beatos” ou “homem santo” pregando a palavra de Deus. Certa feita um destes indivíduos se achegou há um povoado donde soube de um caso de adultério lembrando-se das escrituras resolveu remontar a passagem do evangelho.

Reuniu o povo na pequena praça ordenando que cada um pegasse uma pedra e após expor o caso repetiu a celebre frase de Jesus,

 Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. (João 8:7)

Mas para enfeitar disse diferente:

_Aquele entre voz que nunca errou que atire a primeira pedra! Neste instante a mulher que estava sendo acusada recebeu uma pedrada no meio da testa e caiu fulminada! O Beato estupefato dirigiu-se ao agressor e disse:
Tu nunca erraste? Ao que o sertanejo na mais pura ingenuidade respondeu:
_ Hó chente! Desta distança? Nunquinha!

Interpretação ao pé da letra, das vezes não é o que se diz quear dano pode causs, mas sim a maneira de como se diz.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode