Histórias, Estórias & Versos

Etapas

20-11-2010 02:54

 

Noite de sexta feira os colegas convidam para um churrasco na casa de um ex-colega que esta aniversariando, será coisa rápida afinal amanha todos temos que trabalhar penso, porque não? Costumo ir e voltar do trabalho a pé de tênis, bermuda e regata assim faço também minha caminhada diária unindo o útil ao agradável, combinamos de ir todos juntos a pé pelo parque, pois a casa deste colega fica em uma rua que o cruza através de um viaduto no caminho encontramos com Lia, ela fez estagio na empresa, e também estava convidada, pois se tornou amiga de todos no caminho observei uma moça que corria ao longe em nossa direção, vi também quando Lia cochichou algo ao ouvido de Vanessa, também colega do trabalho, enquanto apontava para a moça que se aproximava e ambas riram, quando ela passou abanou para Lia que retribui o gesto e depois olhou para Vanessa e disse:

_ “Gantinha”! E ambas caíram na risada, observei quando ela passou que tinha o corpo bem feito porte atlético, mas não era nem uma menina, mas sim uma bela mulher.

Seguimos caminho e chegamos à casa do colega o churrasco se realizou em um terraço que fica em cima do apartamento dele, lá chegando já me entreverei na lide ajudando a espetar a carne quanto a assar fiquei de lado, pois temos um colega que se sai muito bem nesta parte, gosto de assar, mas se tem alguém para fazê-lo não me faço de rogado e passo a bola. Ligaram o som tocando músicas de regue coisa que não gosto muito, mas gosto não se discute me ajeitei em uma cadeira perto da amurada e fiquei olhando o lusco fusco do final do dia, fazia tempo que eu não via surgir à estrela vespertina, e olhando pra ela me desliguei do ambiente meu pensamento voou para longe dali. Senti que alguém me tocava o ombro e ouvi uma voz feminina um tanto quanto rouca que dizia:

_Terra chamando, terra chamando! Era Lia que tinha nas mãos duas latas de cerveja me alcançou uma e disse:

_Por onde tu andavas com teus pensamentos? Te chamei varias vezes tu só me respondeu quando te toquei. Eu sorri meio sem graça tomei um gole de cerveja e disse:

_Tava pensando na vida... Foi quando o assador me chamou pedindo ajuda, devolvi a cerveja a ela e fui socorrer o colega que estava meio atrapalhado com excesso de fogo na churrasqueira quando voltei vi que tinha perdido o lugar, pois Vanessa estava em minha cadeira, elas conversavam e riam muito, perguntei qual era a piada e Lia disse:

_Lembra quando vínhamos pra cá uma mulher que passou por nós correndo no parque? Assenti que sim balançando a cabeça e neste instante alguém chamou Vanessa e ficamos lia e eu conversando, ela continuou:   pois é, ela é mãe de uma amiga e agora depois de velha resolveu dar uma de “Gantinha”! Esta estudando teatro se veste como menininha esta fazendo ginástica e corridas como você mesmo viu em fim, a própria filha a chama de “velha adolescente”! Ela falou tudo isto entre risos quando ela parou de rir perguntei: Mas que idade ela tem? Lia Disse:

_Sei lá acho que quarenta e poucos. Respondi:

 _Não penso que uma mulher com quarenta e poucos anos seja velha e atividades físicas são muito importantes para a saúde e quanto a estudar teatro se é o que ela gosta, acredito que vá se sair bem, talvez não alcance notoriedade abrangente, pois isso demanda tempo e neste mercado no momento em que ela esta começando já tem gente do ramo pensando em se aposentar porque a mídia esta sempre em busca do novo sem falar no preconceito que é o que você esta demonstrando, diga: você me julga também um velho adolescente por andar de bermuda e camisa regata? Lia sorriu me olhou dos pés a cabeça e disse:

_Não, mas para o homem é diferente os homens se vestem da mesma forma seja em trajes formais ou esporte sejam eles jovens ou maduros já as mulheres tem que ter consciência e se vestirem de acordo com sua idade para não parecerem ridículas. Eu sorri e complementei:

_Pra você então ela deveria correr de abrigo e blusa larga assim não humilharia algumas jovens que estão bem longe da silhueta que ela tem? Claro que o que eu disse não é o caso de Lia, pois tem um corpo bonito e bem definido, ela suspirou fundo e disse:

_Não é nada disso, eu acho que tudo tem seu tempo e que o tempo dela já passou, pode chamar de preconceito, mas é o que eu penso e é só isso, mas vamos mudar de assunto, me diz como vai a sua vida?

Antes que eu pudesse responder o assador me chamou novamente para ajudar a servir os aperitivos, salsichão e coração de galinha misturados com farinha de mandioca peguei a gamela e uma caixa de palitos e sai entre os convivas e todos foram se servindo no prato coletivo enquanto isso, toda vez que eu olhava Lia me acenava com a lata de cerveja, logo as mulheres da casa começaram a montar uma espécie de bufe onde tinha saladas de batata com maionese, alface e tomate, completavam a mesa arroz branco e pão. Terminei de servir os aperitivos e fui ajudar o assador a cortar a carne para servir o churrasco, tínhamos costela de gado, galeto e carne de ovelha, logo todos já estavam comendo com os pratos nas mãos ao estilo americano mesmo porque não havia uma mesa para todos. Nestas ocasiões eu dificilmente sirvo um prato gosto mais de ficar beliscando em volta da churrasqueira e foi o que fiz, Depois de jantar o aniversariante pediu uma valsa “Lembranças*”, é uma musica muito linda, e saiu dançando com sua esposa.

 

Lembranças

♪Quando as almas perdidas se encontram
machucadas pelo desprazer
um aceno, um riso apenas
dá vontade da gente viver
são os velhos mistérios da vida
rebenqueados pelo dia a dia
já cansados de tanta tristeza
vão em busca de nova alegria.

 

Já cansados de tanta tristeza
vão em busca de nova alegria. ♪

♪E ao morrer esta tarde morena
quando o sol despacito se vai
as lembranças tranqueiam com as águas
passageiras do rio Uruguai
e as guitarras eternas cigarras
entre as flores dos velhos ipês
sempre vivas dormidas se acordam
na lembrança da primeira vez.

Sempre vivas dormidas se acordam
na lembrança da primeira vez. ♪

 

Logo outros se juntaram a eles e o baile começou, eu, como não sei dançar, me fui pro meu canto e fiquei curtindo a musica viajando na melodia como dizem por cá. Após dançar umas três ou quatro musicas Lia veio até onde eu estava e perguntou: Tu não danças tchê? Respondi

_Não sei dançar muito bem prefiro ficar ouvindo e assistindo. Ela então se sentou ao meu lado e eu perguntei:

_E daí guria terminou teu curso? Ela respondeu _Sim terminei e ganhei uma bolsa para estudar no exterior devo ficar fora por dois anos, mas ainda não decidi se vou. Quase me afoguei com cerveja quando ela falou e perguntei

_Como assim não sabe se vai? Ela arrastou a cadeira sentou-se em minha frente e me olhando nos olhos disse:

_Estou apaixonada por alguém que não me nota ou finge que não me nota vou dizer a ele que o amo e se ele me quiser vou ficar com ele, pois meu maior desejo é ter um filho dele que tenha seus olhos sua boca seu sorriso... Desviei o olhar levantei da cadeira Lia ficou sentada olhando para o chão, encostei-me à amurada bebi toda a cerveja da latinha respirei fundo e disse:

_ “Due ane passa presto**”! _Sabe pensei agora na mãe da sua amiga, ela também já teve a sua idade e quiçá também tenha se apaixonado teve uma filha que provavelmente tenha todos estes atributos que você mencionou... Ela sorriu e falou:

_Verdade minha amiga é a imagem do pai, não tem nada da mãe. Continuei:

_Pois é, mas ela também tinha sonhos os quais com a maternidade e os compromissos de uma vida a dois ficaram de lado ela pulou etapas da vida e agora esta tentando recuperar o tempo perdido e esta conseguindo apesar de tudo e não sabemos o que talvez ela esteja sacrificando em nome deste ideal. Mas e você? Se pular esta etapa será que a vida vai te dar esta chance novamente? Será que esta oportunidade não surgiu para que você, neste tempo em que ficara fora, amadureça e também a este sentimento? Vocês são jovens... Lia atalhou dizendo:

_Eu sou jovem quero agora ele, tu... Não a deixei completar a frase, continuei:

_Verdade e quando se é jovem temos mais latente a anciã do agora, usamos nosso tempo a nosso bel prazer, mas para os outros não damos tempo, isso não é privilégio dos jovens alguns ditos maduros ainda continuam assim, o tempo tem o poder de mudar as pessoas, mas não um sentimento sincero se o que você sente é amor e não uma paixão tipo de fogo de palha nada vai mudar e quando você voltar ai sim será a hora e o que tiver que ser será! Concorda comigo? Lia acenou com a cabeça afirmativamente e continuou de cabeça baixa eu penso que ela chorava, mas achei melhor não comentar, neste momento alguém disse:

_É hora dos parabéns a você! Reunimo-nos a volta do aniversariante e cantamos, logo começaram a servir o bolo, aproveitei e me despedi do aniversariante quando fui cumprimentá-lo e sai à francesa, como de costume fui a pé para casa a noite estava quente e abafada, soube que Lia viajou no inicio do mês penso que agiu certo, vai seguir as etapas da vida, como ela mesma disse, ela é jovem quanto ao resto só o tempo dirá. 

 

*Lembranças: Telmo de Lima Freitas

 ** Du ane passa presto: Dois anos passam rápido

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode