Histórias, Estórias & Versos

Conselhos

21-11-2010 20:30

 

Existem situações em que não conseguimos pensar com clareza, sabemos e sentimos , queremos, mas existem conceitos arraigados, pessoas envolvidas, há a vida que se viveu até àquele momento, o dia a dia e outros fatores que, cada um que ler, pode acrescentar.

E é nestes momentos que eles surgem ou nós mesmos é que os procuramos, “os conselhos”. Sempre tem alguém pra dar, mesmo que não se peça, e se pensa que quem aconselha se vai colocar no nosso lugar e avaliar a situação, geralmente não é bem assim. Cada um tem seus próprios esqueletos nos armários de suas mentes e as aparências sempre enganam. O que pode parecer algo, uma situação bem resolvida, no fundo é só fachada.

Sendo assim, é fácil dizer célebres frases como: “Não se mexe em time que ta ganhando” ou “Não troque o certo pelo duvidoso” e outras mais, dependendo da situação em curso.

 Mas quem garante que quem diz tais frases ou emite conselhos não fala simplesmente da boca pra fora ou, quem sabe, até tenha convicção no que diz e o faz com a melhor das intenções? Mas, todos sabem que: “De boas intenções o inferno está cheio”. Outra frase célebre.

 Quem garante que ao dizer a frase no seu íntimo, o nobre conselheiro, não pense: “Se eu tivesse tido coragem de ter ido atrás do meu sonho, quando aconteceu comigo, poderia dizer: Vai em frente! Arrisque-se! Agarre o que você quer!” Ou, quem sabe, a coragem tenha faltado no outro extremo da história e por isso não foi em frente e, assim sendo, venha a reforçar a convicção do bem intencionado conselheiro.

 E se os conselhos viessem de um padre? Se fosse um caso passional seria mais ou menos a mesma coisa, pois ele levaria em consideração os dogmas da igreja e outra célebre frase: “O que Deus uniu, nenhum homem deve separar.” E, levando em consideração que, ele por ter optado pelo celibato, nunca deve ter se envolvido com o sexo oposto, apesar de já ter ouvido estórias memoráveis a respeito de casos, alguns que vieram à tona, outros que ficaram escondidos atrás do sagrado manto, mas isto não vem ao caso agora. O fato é que ele também não seria a pessoa mais indicada para dar conselhos, se o caso fosse esse.

 Também não me falem naquela outra famosa frase: “Ouça a voz da experiência”. Cada situação é diferente da outra, ninguém pode prever o futuro, não há como emitir um julgamento imparcial e nem vai existir jurisprudência cabal para condenar ou absolver a quem esteja envolvido e, se assim for, é por que já existe um preconceito.

Alguém sempre vai sofrer invariavelmente, amanhã pode ser que quem sofra seja você e, se acontecer o inverso, será que vão pensar como você? Será que pedirão conselhos, os ouvirão ou usarão as frases feitas?

Sempre a gente vai se deparar como uma situação inusitada na qual se tem que decidir e decidir sozinho ou desistir e se desistir...

Bem, a gente sempre tem o resto da vida pra se arrepender.

Conselhos! Se fossem bons, ninguém dava, vendia, e bem caro, mais uma frase celebre. Por isso se algum dia me pedirem um conselho direi:

- Converse com seu travesseiro, ele é o melhor conselheiro! E, se por acaso, quando conversar com ele lembrar que eu dei esse conselho... Vire o travesseiro! 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode